O assessor de meio ambiente Marcelo Morgado representou o Gabinete do Vereador Natalini no lançamento de estudo sobre o setor de comércio atacadista de sucata promovido pelo INESFA – Inst. Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço e pelo SINDINESFA sindicato do comércio atacadista de sucata ferrosa e não ferrosa de SP.
O evento ocorreu em 29/04 no auditório da FGV Berrini e contou com cerca de 200 participantes. O trabalho realizado pela consultoria GO Associados envolveu uma pesquisa de campo e gerou um banco de dados até então não disponível sobre o comércio de sucata e as características das empresas como mão de obra, equipamentos etc.
Também se avaliaram os ganhos ambientais proporcionados pela reciclagem: 1t de aço gerado em aciarias elétricas que fundem sucata consome 1700 kWh menos que o aço de siderúrgicas reduzindo minério de ferro. Também gera muito menos emissões (MP, SOx, NOx, CO e COVs), além de menos escória e menos sucata de refratário. O estudo também apontou a necessidade de se criar incentivos para o setor e reduzir os custos e tributação sobre equipamentos como manipuladores pinça, trituradores (shredders) e prensas que podem processar veículos inteiros.