Um dos poucos símbolos de paz na cidade de São Paulo, o Marco da paz, corre risco de ser removido do Pateo do Colegio. O Marco da Paz é um monumento único no gênero. Foi criado entre outras coisas, para inspirar na humanidade a importância da Cultura de Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor.
O primeiro Marco da Paz está instalado no Pateo do Colegio, foi construído no ano 2000, pelo italiano Gaetano Brancati Luigi. O monumento, que já foi copiado na Argentina, Paraguai, México e Itália, é um arco formado por pedras claras com um sino de cobre onde está gravada a sigla da paz pela união dos povos.
“Na manhã desta 2ª feira fomos surpreendidos por caminhões e britadeiras para retirada do Marco da Paz do Pateo do Colegio, ordem essa vinda da Prefeitura de São Paulo. No meio de tanta guerra, de tanta insegurança, agora vem essa. Nós vamos lutar pela não retirada do Marco da Paz, isso não tem o menor cabimento”, disse o vereador Gilberto Natalini (PV/SP).
Segundo informações recebidas a ordem veio da Prefeitura de São Paulo, pois no local será montada uma feira de artesanato e o Marco da Paz irá atrapalhar a feira. Lembrando que o Marco da Paz fica em um canto do Pateo do Colegio e não interfere em montagem de nenhuma feira, uma vez que no local já aconteceram diversas atividades como essa, sempre com a presença do Marco da Paz.