Na manhã desta quarta-feira (03/12), o vereador Gilberto Natalini visitou o Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM. Natalini foi recebido pelo Diretor Técnico do Hospital que está substituindo a Superintendente, Dra Regina Athié, que se encontra em férias. A reunião com a diretoria teve como tema a situação geral do HSPM, no sentido de alavancar os projetos de recuperação da parte física e a aquisição de novos equipamentos.
O HSPM tem grande importância histórica e a sua contribuição para a área da Saúde, como modelo de ensino e de residência em várias especialidades da ciência médica é inegável.
Ocorre que nos últimos anos o Orçamento se manteve estável não permitindo projetos de investimentos significativos e necessários, a não ser algumas iniciativas levadas a efeito graças ao esforço de dirigentes e funcionários.
Paralelo ao grau de dificuldades gerado por um orçamento insuficiente, o hospital tem o seu Pronto Socorro porta aberta, recebendo o segundo maior número de pacientes de urgência e emergência, ficando atrás apenas da Santa Casa de São Paulo, na região central.
Outro ponto que deve ser destacado, o HSPM vem atendendo aos munícipes de um modo geral, quando sua finalidade inicial era prestar acolhimento e atendimento aos servidores públicos municipais.
Adicione-se a esse quadro nenhum repasse do Sistema Único de Saúde – SUS, a não ser quantias insignificantes que começaram a ser repassadas em 2011. Ou seja, o custeio, manutenção e os poucos investimentos foram feitos com recursos do tesouro municipal, leia-se da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Uma das soluções seria a implantação de uma unidade de pronto atendimento para os casos de urgência e emergência nas imediações o que, sem sombra dúvidas, aliviaria a pressão sobre o Pronto Socorro. Outra alternativa, seria ter como foco principal o atendimento ao servidor público municipal que, neste caso, voltaria a pagar uma pequena contribuição, recebendo em troca acolhimento e atendimento, tanto no nível ambulatorial propriamente dito, como hospitalar quando necessário.
Além dessas iniciativas o HSPM necessita com urgência de investimentos para incrementar suas atividades, inclusive com maior oferta de leitos e impactos diretos em áreas estratégicas, tais como: cirurgia, oncologia, hematologia e outras. Com a possibilidade de dobrar a sua capacidade cirúrgica. E para isso o volume de recursos não é nada astronômico. Até porque, levando em conta o acúmulo de conhecimento adquirido pelos profissionais das diversas áreas que lá atuam, com certeza esse processo tem tudo para se tornar uma bem sucedida reestruturação em sua capacidade de atendimento ampliada qualitativa e quantitativamente.
É com essa ideia que o vereador Gilberto Natalini está propondo uma Reunião Técnica tendo como objeto debater e propor alternativas de investimentos para o Hospital do Servidor Público Municipal.