Em 2015 rememora-se o centenário do Genocídio Armênio e em lembrança a essa data o Grupo Teatral ARCA em conjunto com o CNA-Brasil (Conselho Nacional Armênio – Brasil) realizaram na noite desta 4ª feira (15/04) o lançamento da segunda temporada do espetáculo “1915” do dramaturgo Arthur Haroyan com a direção de Rogério Rizzardi. O vereador Gilberto Natalini (PV), que vem realizando um importante trabalho junto às comunidades estrangeiras e é autor da lei que reconhece o genocídio armênio, foi convidado a participar do evento, mas como não pôde estar presente, foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman.
O espetáculo estará em cartaz todas as quartas e quintas-feiras do mês de abril, às 21 horas, no Viga Espaço Cênico, localizado na rua Capote Valente, número 1323, no bairro de Pinheiros.
O Presidente do CNA- Brasil Kevork Zadikian, um dos coordenadores do projeto, ressalta a importância dessa segunda temporada: “Certamente a peça vai contribuir com a divulgação da injustiça junto ao grande público. É uma oportunidade que nós temos de levar arte e informação e promover a discussão sobre os direitos humanos.”
O extermínio de aproximadamente 1,5 milhão de armênios constituiu o primeiro genocídio do século XX, reconhecido por parte da comunidade internacional, mas negado sistematicamente pelos governos turcos que estiveram no poder desde a queda do Império Otomano até os dias de hoje. O intuito da encenação é transmitir acontecimentos intensos e obscuros da história mundial, que ao serem negligenciados é como se nunca tivessem existido.