Na manhã deste domingo (26/04), dezesseis entidades judaicas se uniram para comemorar os 67 anos da Independência do Estado de Israel. O ato de Yom Haatzmaut aconteceu no Clube A Hebraica, sob a coordenação do Consulado de Israel. O vereador Gilberto Natalini (PV), que é um amigo antigo da comunidade judaica e vem dedicando uma parte do seu mandato às causas das comunidades estrangeiras e pela Cultura de Paz, fez questão de prestigiar o evento. O ato contou com pronunciamentos de líderes da comunidade e com apresentações culturais dos alunos da UNIBES e da CIP.
Yom Haatzmaut (do hebraico יום העצמאות) é o Dia da Independência de Israel, e cujo feriado ocorre no dia 5 de Iyar, que no ano de 1948 correspondeu a 14 de Maio, dia no qual David Ben-Gurion declarou o fim do Mandato Britânico da Palestina e a fundação do Estado de Israel. Precede a este dia o dia de Yom Hazikaron, em memória dos soldados mortos e de vítimas de atentados terroristas.
O evento União em Yom Ha’atzmaut resulta de uma parceria da A Hebraica, Agência Judaica, Arquivo Histórico Judaico, Beth- El, B´nai B´rith do Brasil, Congregação Israelita Paulista, CONIB, Consulado Geral deIsrael, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário, Israel Bonds, KKL Brasil, Lar das Crianças da CIP, Masa, Na´amat Pioneiras São Paulo, Unibes e WIZO São Paulo. As comemorações contarão com uma semana de atividades que acontecerá de 23 a 30 de abril, e que promete marcar esta importante data com uma programação cultural e festiva.