O envelhecimento da população é um processo progressivo: em 2050 serão 21 idosos para cada 10 jovens de até 15 anos de idade, segundo o boletim SP Demográfico, de janeiro de 2015, da Fundação Seade que aborda o envelhecimento e a dinâmica populacional nos distritos paulistanos. Por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) e da APOIO foi realizado, na Câmara Municipal, o 13º Curso de Formação de Cuidadores de Idosos para aqueles que tratam de idosos ou que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre a velhice.
Atualmente, muitas pessoas cuidam de idosos sem receber apoio e orientação para lidar com as inúmeras dificuldades que a responsabilidade requer. Cuidar de um idoso exige atenção, afetividade, noções básicas de primeiros socorros e iniciativa, entre outros.
Os cursos de formação orientam, capacitam e fornecem informações no sentido de sensibilizar os participantes para as necessidades e cuidados básicos exigidos pelo idoso. A valorização das habilidades e conhecimentos dos cuidadores e estratégias que facilitem o dia a dia e o fortalecimento da autoestima também fazem parte do curso.
Durante o 13º Curso de Formação de Cuidadores de Idosos assuntos importantes como o envelhecimento e suas consequências, as doenças mais frequentes e a segurança no ambiente familiar, além de noções de primeiros socorros e como administrar conflitos foram destacados. A coordenação do curso é feita pelas professoras Maria Elizabeth Vasconcelos, Marcia Chorro e Claudia Vallone.