14ª Conferência P+L apresenta carta que será entregue na COP 21 em Paris

A Conferência Produção mais Limpa/ Água e Energia: crise e superação sustentável, realizada nesta terça-feira (22), reuniu mais de duas mil pessoas e contou com a participação de autoridades estaduais, municipais, representantes de federações e associações, entre outras.

DSCN0749

O encontro foi na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e o presidente da entidade, Adriano Albano Forghieri parabenizou a iniciativa do vereador, proponente e presidente da Conferência, Gilberto Natalini. “É uma satisfação abrir as portas da APCD para um encontro tão importante não só para a cidade de São Paulo, mas para o Estado e o país”.

DSCN0722

Na Palestra Magna, Eduardo Jorge (PV) falou sobre “Clima/2015” cujo tema, no entender do ambientalista, “é árido”. “Algo difícil de ser tratado, em ambientes complicados”. Eduardo Jorge ressaltou que a COP 21 – a ser realizada em Paris/2015, e que terá como representante da CMSP, o vereador Gilberto Natalini – “é o encontro mais importante de políticas públicas do ano e deste século 21, pois reúne presidentes, reis, autoridades diversas de 196 países”. Para ele, o Brasil deve ter uma postura progressista em Paris, “que levemos uma proposta grande, tão grande como é o nosso país”.

DSCN0762

No final da 14ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas foi elaborada uma Moção Coletiva que será entregue à ONU/PNUMA durante a Conferência do Clima em Paris (COP 21).
A 21ª Conferência do Clima (COP 21) acontece em dezembro/2015 e terá como meta principal costurar um novo tratado entre países com o objetivo de minimizar a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100.

DSCN0808

Espera-se que a Conferência de Paris resulte em novo acordo climático para conter o aquecimento global, compromisso que deverá substituir o Protocolo de Kyoto que expirou em 2012 mas foi estendido até que se chegue a uma nova resolução.
A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção e reúne, regularmente, os países que assinaram e ratificaram a Convenção e o Protocolo de Kyoto. Suas decisões são soberanas.
Eduardo Jorge ressaltou a importância do vereador e médico Natalini na sociedade: “Há 40 anos ele atende na zona Leste e não abandona seus pacientes e muito menos as causas que acredita. É uma pessoa exemplar e o único vereador 24h de São Paulo”. Conforme Eduardo Jorge, “Natalini é o melhor vereador ambiental que a cidade já teve e devemos nos guiar por ele”.

DSCN0756

O cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer, presente na solenidade de abertura, destacou a relevância do encontro. “A importância da Conferência deve ser ressaltada pois, entre outros assuntos, trata do Meio Ambiente e do bem-estar das pessoas. Estou muito satisfeito de estar aqui e parabenizo Gilberto Natalini por esta iniciativa do vereador “que faz a sociedade refletir sobre Meio Ambiente e sustentabilidade”.

DSCN0736

“O trabalho do vereador Gilberto Natalini é sério e muito importante para a sociedade”, afirmou José Moacir Malvino Pereira, presidente do SIEMACO – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de São Paulo ao ressaltar que o vereador “pode contar sempre com a categoria, pois o temos em alta consideração, admiração e estima”.
“É um orgulho saber dessa iniciativa do vereador Natalini que sempre teve compromisso sério com nosso planeta. Orgulho enorme de tê-lo como nosso representante na Câmara de São Paulo”, considerou João Bico de Souza, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Mário Hirose representante da Fiesp/ Ciesp e Sesi/Senai também elogiou a iniciativa do vereador: “Sou testemunha do empenho do Gilberto Natalini para que a Conferência P+L seja um sucesso, ano após ano. Uma Conferência com vistas à COP 21 que será um grande divisor de águas em termos de sustentabilidade.”
O diretor de Relações Institucionais da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani ressaltou que “graças ao vereador Natalini estamos elaborando um Plano Ambiental. Vale dizer que a Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas sobre o Cuidado da Casa Comum) do papa Francisco tornou-se uma cartilha para os ambientalistas”.
Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace também saudou a iniciativa do vereador: “Esses encontros têm importância fundamental para o Meio Ambiente e sociedade como um todo. O evento do Natalini garante direitos de recursos naturais às próximas gerações”.
A OAB/SP foi representada por Carlos Sanseverino, da Comissão Nacional de Direito Ambiental que salientou que “o vereador Natalini tem uma história de serviços prestados para o país, o Estado e a cidade”. O advogado agradeceu ao vereador “por manter viva a chama por tantos anos”, citando a realização da 14ª edição da Conferência Produção mais Limpa.
Patrícia Iglecias, secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo destacou “o trabalho relevante do vereador e a honra de participar de um evento que já dura 14 anos e com sucesso”. Segundo ela, a escolha do tema deste ano “Água e Energia: crise e superação sustentável” foi “acertada devido à baixa pluviosidade e às mudanças climáticas que vêm ocorrendo”.
Água: presidente da Sabesp diz que não haverá rodízio
A Conferência Produção mais Limpa/ Água e Energia: crise e superação sustentável , em sua Mesa de número 1, contou com a participação do diretor- presidente da Sabesp, Jerson Kelman e a diretora executiva da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Stela Goldenstein durante e abordou o tema “Água: os desafios e aprendizados para preservação deste recurso natural”.

DSCN0794

Kelman informou que está chovendo 17% a mais neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, embora a situação ainda requeira conscientização e economia dos paulistas, “não há perspectiva alguma de rodízio de água”. Para ele, a situação continua grave e “agosto foi o pior mês que já tivemos em toda a história de falta de chuvas”.
“A perda d’água é devido a vazamentos e furtos e, quando a pessoa furta água” ela desperdiça já que não tem custos”. Kelman informou que a Sabesp intensificou campanhas de identificação de furtos. Só em furtos o índice chega a quase 20%”.
Por sua vez, Stela Goldenstein salientou a necessidade de políticas de governo “mais amplas do que as que a Sabesp é capaz de ter para podermos, de fato, garantir a oferta de água”. No entender da diretora da associação, “tem que haver regras para o reúso de água o que traria ótimos benefícios para médio e longo prazos”.
Energia: fontes renováveis e a matriz energética brasileira
A Mesa 2 discutiu “As oportunidades de desenvolver a eficiência energética e uma matriz limpa e renovável”. Teve como participantes o professor José Goldemberg, maior especialista brasileiro na área de Energia e presidente da Fapesp e o gerente de Bioletricidade da UNICA, União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Zilmar José de Souza que destacou a importância da biomassa “energia verde e renovável”.

DSCN0802

Conforme o gerente da UNICA, “a cada três anos é preciso ter uma Itaipu nova no sistema de eletricidade e a biomassa de cana (etanol, principalmente) soma 17% na composição de oferta na matriz de energia no país”.
O professor Goldemberg esclareceu que “atualmente consumimos quinhentas vezes mais energia que no século 19 e os combustíveis fósseis são finitos e distribuídos no mundo de modo muito desigual, além de mudarem a composição da atmosfera”. O físico orienta “o aumento de participação de energias renováveis e que a energia seja utilizada de maneira mais eficiente como, por exemplo, a troca de lâmpadas incandescentes que esquentam por fluorescentes que são cinco vezes mais eficientes em converter a eletricidade em iluminação”.
Finalizando, o professor Goldemberg denunciou que a oferta de energia elétrica vem caindo “por falta de planejamento ou de planejamento errado”.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *