Na noite desta 5ª feira (8), a Unibes realizou uma noite de gala na Estação Julio Prestes para comemorar os 100 anos de muito trabalho social. O vereador Natalini (PV) que é conselheiro da entidade fez questão de prestigiar o evento.
“Para mim é uma honra fazer parte do Conselho da UNIBES, uma entidade centenária, ética, séria, que realiza um trabalho importantíssimo para a sociedade paulistana”, disse Natalini.
A Unibes é uma organização sem fins lucrativos e que há mais de 100 anos colabora para o desenvolvimento humano. Por meio de doações, parcerias e contribuições a Unibes realiza programas que atuam nas áreas de promoção humana, apoio a saúde, educação e cultura.
Ao longo da trajetória formaram milhares de cidadãos críticos, autônomos e conscientes de seus direitos e deveres. Em 2014, mais de 14 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram dos programas da entidade e tiveram a oportunidade de mudar a sua própria história.
Com cerca de 250 colaboradores, quatro unidades de atendimento, seis lojas e um centro de distribuição, a Unibes é uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor. Sendo reconhecida por sua credibilidade, compromisso e transparência.
A Unibes é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas voltados para o desenvolvimento humano. Fundada em 1915, a instituição foi criada a partir da fusão com diversas outras entidades que atuavam na comunidade judaica: a Sociedade Beneficente das Damas Israelitas e a Sociedade Beneficente Amigos dos Pobres Ezra. Ambas promoviam assistência para os milhares de imigrantes vindos da Europa em decorrência da Primeira e Segunda Guerra Mundial (1914-1918; 1939 – 1945).
A atuação dessas entidades de apoio junto aos imigrantes foi o primeiro passo para a formação de uma forte comunidade judaica em São Paulo. Ao longo dos anos, outros grupos foram criados seguindo o mesmo proposito. Ao longo dos anos, os números de imigrantes e de organizações de apoio aumentaram consideravelmente. Em razão disso, foi necessário que as entidades atuassem em conjunto para que os recursos financeiros fossem geridos com mais eficiência.
Assim, em 1976, nasceu a Unibes – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social fruto da união das entidades Sociedade Beneficente Israelita Ezra (formada com a união da Sociedade Beneficente Amigos dos Pobres Ezra à Sociedade Pró-Imigrante), Policlínica Linath Hatzedeck (fundada como Sociedade Beneficente Linath Hatzedek) e Organização Feminina Israelita de Assistência Social – Ofidas que nasceu da Sociedade Beneficente das Damas Israelitas com o Lar da Criança Israelita e com a Gota de Leite.
Hoje, 100 anos depois a Unibes mantêm os princípios das entidades que deram a sua origem. A preocupação com a autonomia profissional dos assistidos já fazia parte da atuação da Ezra, que oferecia curso de português e encaminhava os imigrantes para seu primeiro emprego no país. O olhar voltado para a promoção familiar era uma marca do trabalho da Ofidas, o cuidado com a saúde e as questões financeiras era o objetivo principal da Linath Hatzedeck, o cuidado com os pequenos já era a preocupação do Lar da Crianças e da Gota de Leite, da B’nai B’rith.
Assim, a Unibes segue como uma entidade atuante, contribuindo para que milhares de pessoas tornem-se cidadãos críticos e autônomos. Credibilidade, transparência e compromisso com o futuro são alguns dos conceitos que norteiam o trabalho da entidade e fazem da Unibes uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor.