Vítimas do Holocausto são homenageadas em cerimônia na CIP

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita de São Paulo- FISESP e a Congregação Israelita Paulista- CIP, em parceria com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e diversos outros parceiros, promoveram nesta 2ª feira (25), na sinagoga da CIP, um ato solene em memória às vítimas do Holocausto. O vereador Gilberto Natalini (PV) que há 15 anos realiza em parceria com a B´Nai B´Rith do Brasil e a Sherit Hapleitá a Sessão Solene em Homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial fez questão de prestigiar o evento e acendeu uma vela em memória às vítimas do Holocausto.

cip3

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, estiveram presentes autoridades religiosas, comunitárias e políticas, como o vereador Gilberto Natalini, um grande amigo da comunidade judaica.

cip

Durante o evento foi homenageado “in memorian” o grande líder da comunidade judaica, o sobrevivente do Holocausto Ben Abraham, que foi o fundador e presidente da Associação dos Sobreviventes Israelitas da Perseguição Nazista – Sherit Hapleitá. Um homem que teve como objetivo de vida contar à humanidade o “capítulo de perseguições, atrocidades e matanças” instituído pelo nazismo. Com base na sua experiência de vida em guetos e campos de concentração e extermínio, ele como os sobreviventes aqui presentes, ultrapassaram obstáculos inimagináveis e refizeram suas vidas.

cip2

Natalini, que foi uma amigo dileto do “sobrevivente” prestou uma homenagem a ele, denominando o túnel da Rua Sena Madureira de Ben Abraham.

cip1

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. Em 2015, lembra-se o 70º aniversário da libertação de Auschwitz.

cip4

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *