Comunidades da Zona Oeste cobram reabertura do Hospital Sorocabana

Na segunda-feira (25/04), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP) em parceria com a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Oeste e lideranças da Lapa e região, estiveram reunidos para tratar da questão da reabertura do Hospital Sorocabana, levando em conta o Decreto nº 61.902, assinado pelo Governador do Estado, em 1º de abril deste ano.

lapa

De acordo com o decreto, fica permitido o uso, a título gratuito e pelo prazo de 20 (vinte) anos, por parte da Prefeitura de São Paulo, do imóvel onde funcionou o Sorocabana até o seu fechamento em 2010.
O vereador Gilberto Natalini em parceria com as comunidades daquela região, desde o início da crise desencadeada com o fechamento do hospital, se posicionou no sentido de manter o atendimento público à população.

lapa

Sucessivas reuniões foram realizadas com as autoridades estaduais e municipais, tendo como objeto a solução de um problema que afetaria diretamente a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a mobilização da população local, da qual o vereador participou ativamente, o Governo do Estado retomou o prédio do hospital e cedeu à Prefeitura em 2012, tendo sido implantados no local dois equipamentos de Saúde, um Assistência Médica Ambulatorial AMA 24 horas e um AMA Especialidades.
O Governo Estado apresentou em 2013 proposta de parceria com a Prefeitura, na qual dividiriam os custos das obras de reforma do prédio, com a condição de serem cedidos 2 (dois) andares ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Esta parceria não vingou. Entretanto, em 2014, a Prefeitura se valendo da estrutura existente (AMA 24 horas e AMA Especialidades), implantou um Hospital Dia da Rede Hora Certa. E, em janeiro deste ano implantou um Centro Especializado em Reabilitação – (CER II).
Com a recente edição do decreto do Governo do Estado, e diante da sinalização da Prefeitura em reabrir o Hospital Sorocabana, a comunidade da Lapa e Região cobram um cronograma para o início das obras de reforma.
Com a presença do vereador Gilberto Natalini e da diretoria da Associação Comercial – Distrital Oeste, representantes das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, explanaram aos presentes o ponto de vista de cada secretaria.
Ao final dos trabalhos, ficou definido o seguinte encaminhamento:
• Verificar o andamento e as condições do Termo de Permissão de Uso, por parte do Estado à Prefeitura.
• Localizar e analisar a possibilidade de aproveitamento do projeto de reforma do hospital elaborado em 2013, pelos órgãos da Secretaria de Estado da Saúde.
• Articular com as duas esferas de governo (estado e prefeitura) a possibilidade de aporte de recursos para dar início ao processo de reforma, mediante cronograma físico e financeiro, com etapas definidas para a sua execução.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *