Na noite desta 2ª feira (9/05), aconteceu a Pré Conferência P+L e Mudanças Climáticas, na Universidade Estácio. O Vereador Gilberto Natalini (PV), idealizador e coordenador da Conferência e parceiros, têm realizado essas pré-conferências pela cidade. Esses eventos têm como objetivos educação ambiental e capilarização da informação. As pré conferências são eventos preparatórios para a 15ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que acontecerá no dia 30 de junho, na sede da APCD.
“A realização dessas pré conferências é de extrema importância pois assim levamos a questão ambiental para todos os cantos da cidade, discutimos ações para tornar São Paulo uma cidade mais sustentável. É uma troca de experiência principalmente com os universitários. É muito importante”, disse Natalini.
Há 15 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem o objetivo de intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e o presidente da Conferência.
Evento gratuito que na primeira edição em 2002, reuniu 350 pessoas, 6 parceiros e em 2015 contou com mais de 3.000 participantes e 350 parceiros.
Com o tema: Bairro a Bairro: São Paulo mais verde, o evento será aberto por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna, que será ministrada por Cândido Malta, arquiteto e urbanista e responsável pelo planejamento de diversos planos de bairro na cidade de São Paulo e os dois painéis temáticos contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, universidade e terceiro setor.
“ São Paulo passa pela revisão completa do seu planejamento urbano, com novo Plano Diretor e Lei de Zoneamento. Estas leis projetam os rumos da metrópole pelos próximos 20 anos. Há avanços importantes na vertente ambiental, como o adensamento ao longo dos eixos de transporte público e recriar a zona rural. Entretanto, houve retrocessos tremendos como se permitir ocupar um terço de parques e praças com prédios públicos, não se considerar a capacidade de suporte da infraestrutura existente para empreendimentos imobiliários e legalizar ocupações em área de mananciais. Tudo isso num debate mundial pré e pós COP 21 sobre as mudanças climáticas e suas consequências. Portanto esta pauta se impõe como temática para a nossa 15ª Conferência e convidamos a vir debater com especialistas como construir uma São Paulo mais sustentável e progredirmos na luta por qualidade de vida, apesar de forças poderosas em contrário.” comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.
Serviço:
15ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas
Data: 30/06/2016
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Sede da APCD- Rua Voluntários da Pátria, 547- Santana