Instituto TrataBrasil discute saneamento em áreas irregulares

No Brasil 50 % da população não conta com coleta de esgotos e cerca de 1o milhões de pessoas vivem em áreas irregulares (favelas e áreas de risco, de mananciais e de preservação permanente), sem boa parte dos serviços básicos, incluindo o mais essencial, que é água potável encanada. Isso leva a cerca de 170 mil internações por diarreia de origem infecciosa por ano. As doenças de veiculação hídrica são as principais causas de morte de crianças até 3 anos no mundo.

e0a27324-724b-425e-9351-bea1dd294c3a

O Instituto TrataBrasil é uma entidade que se dedica a defesa da causa do saneamento básico e realiza estudos técnicos e promove campanhas e eventos.
Em 16/05 esta ONG promoveu a mesa redonda “Saneamento Básico nas Áreas Irregulares das Grandes Cidades Brasileiras”, no auditório da FGV Berrini, em parceria com o Grupo de Estudos Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV-SP. Os debates em dois blocos contaram com especialistas e personalidades do setor como o presidente da Sabesp, Jerson Kelman e de várias outras concessionárias, o deputado federal José Papa, presidente da subcomissão de água da Câmara, o prof. Gesner Oliveira da FGV, Malu Ribeiro da SOS Mata Atlântica, Pedre Manoel Quinta, representando a CNBB e presidentes de associações do setor de saneamento como ABES, AESBE e ABCON.
Registre-se que a Campanha da Fraternidade da CNBB em 2016 foi sobre o saneamento, por sugestão do TrataBrasil. A Sabesp fechou uma parceria com a CNBB para promover a regularização do abastecimento de água em favelas.
Representou o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), o assessor de meio ambiente Marcelo Morgado, que distribuiu entre os presentes, o material de divulgação da 15ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que acontecerá dia 30/06, na sede da APCD.
O Vereador Natalini é autor de Projetos de Leis como o 68/2014 que impõe maior rigor para se exigir que os imóveis se conectem à rede de esgoto e da lei 16174/2015, que fomenta o reúso de água.
Na ocasião foi lançado o relatório da pesquisa sobre o saneamento em áreas irregulares (estimam-se 6880 aglomerados subnormais), a 1ª executada de forma sistemática no país.
 
 

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *