Na manhã desta 4ª feira (18/05), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP) participou de reunião na Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em São Paulo, juntamente com a comunidade da Penha e autoridades técnicas da SPU. Foi discutido o interesse de preservação ambiental e histórica de exclusiva área que deveria estar na posse do Patrimônio da União. A área verde fica na rua Vera Cruz no bairro da Penha.
Natalini está há anos lutando para transformar o patrimônio arbóreo e cultural do local em um parque inclusive com finalidades museológicas. O conjunto edificado dentro da área reporta-se a história ferroviária na cidade e a época das romarias religiosas à Igreja Nossa Senhora da Penha.
No local tem diversos, além de nativos, espécimes arbóreos, alguns de rara longevidade, que representam características paisagísticas peculiares. Trata-se do único local de área verde para lazer e estudos de botânica em toda a região.
A SPU ficou de esclarecer de modo definitivo como agir para obter a posse pelo espólio da Rede Ferroviária Federal, desta área para o seu domínio administrativo, e assim podendo efetivar-se a cessão à Prefeitura Municipal de São Paulo para instalação do tão desejado Parque da Penha.