Em outubro do ano passado, a Organização Mundial da Saúde colocou produtos como salame, bacon, salsichas e outros embutidos na lista de carcinogênicos. São produtos que podem afetar os intestinos e o reto causando câncer. Médico, o vereador Gilberto Natalini (PV/SP) conhece o mal que os embutidos podem causar à saúde.
As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel.
A conclusão é que o consumo de uma porção de 50 gramas por dia de carne processada aumenta o risco de câncer colorretal em 18%. Para se ter uma ideia, uma única salsicha pesa 50 gramas; três fatias finas de presunto, 40 gramas e sete fatias de salame pesam 40 gramas.
Atento, há anos, ao problema, o vereador Gilberto Natalini é autor do Projeto de Lei nº 00587/2015 que proíbe a oferta de embutidos na composição da merenda de escolas e creches da rede pública municipal.
Em contrapartida, o vereador também é autor da Lei nº 16.140, aprovada por unanimidade na Câmara paulistana e sancionada sem vetos pelo prefeito, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.
“O impacto da má alimentação sobre a saúde, principalmente em nossas crianças, é terrível e atitudes de prevenção e promoção de novos hábitos alimentares devem ser incentivados e praticados”, destaca o vereador.