O SINDHOSFIL, Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, inaugurou a sua nova sede, na Rua Líbero Badaró, 92. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que é médico e vem trabalhando com afinco pelos hospitais filantrópicos, fez questão de prestigiar o evento.
As Santas Casas e os hospitais filantrópicos respondem por mais de 1/3 dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em todo o país, são responsáveis por mais de 240 milhões de atendimentos ambulatoriais. Apesar de toda esta importância, estas entidades sofrem com a falta de recursos.
Os repasses dos governos federal, estaduais e municipais são insuficientes para manter um hospital. As instituições tentam se equilibrar na corda bamba para sobreviverem. O principal problema enfrentado é a falta de dinheiro para pagar fornecedores e colaboradores e para comprar medicamentos e equipamentos que são essenciais nos atendimentos.
“Por todos esses motivos, o Sindhoshil, desde a sua criação, desenvolveu diversas atividades em defesa das entidades filantrópicas, tendo como missão buscar melhorias para o setor na assessoria jurídica trabalhista e na gestão de RH”, disse Dr. Edison Ferreira, presidente do Sindicato.
“Fui presidente do CONASEMS, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, desde aquela época venho trabalhando muito pelas Santas Casas e pelos Filantrópicos, agora como vereador meu poder sobre esse assunto é menor, mas podem continuar contando com a minha “língua afiada” no plenário da Câmara e também nas articulações junto aos órgãos estaduais e federais”, disse Natalini.