A Federação Israelita do Estado de São Paulo- FISESP realiza nesta 2ª feira (12) o 11º Seminário de Envelhecimento da Terceira Idade, no auditório do Ten Yad, no Bom Retiro. O vereador Gilberto Natalini (PV) que é um grande amigo da comunidade judaica e vem realizando um importante trabalho junto à população idosa foi convidado a fazer parte da mesa de abertura, juntamente com Ricardo Berkiensztat- Vice Presidente Executivo da FISESP, Moisés Nigri- Presidente do Ten Yad, Terezinha Davidovitch e Dna Nanete Konig- escritora, sobrevivente do Holocausto e homenageada do dia.
“O mundo está envelhecendo e os governos precisam pensar em políticas públicas para acolher essa população. Temos dedicado boa parte do nosso mandato aos idosos. Sou autor da lei que cria o programa de envelhecimento ativo, da lei que cria o programa de cuidador de idosos, entre tantos outros. Realizamos na Câmara, junto com a APOIO mais de 20 cursos de capacitação para cuidador de idosos. O Seminário organizado pelas entidades da comunidade judaica também é de grande valia para capacitação de pessoas interessadas no assunto”, disse Natalini.
O tema do Seminário que contou com o apoio de outras entidades da comunidade judaica, como Ten Yad, UNIBES, CIP e Residencial Albert Einstein, é “Envelhecimento no século XXI e nossos desafios”.
O objetivo do evento é atrair, capacitar e reciclar profissionais e voluntários a fim de trabalharem com a terceira idade nas suas entidades, para a contínua melhoria dos serviços oferecidos a esta faixa etária que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.
O público alvo são: profissionais e voluntários que já trabalham com a terceira idade, profissionais ou voluntários interessados em trabalhar com a terceira idade, idosos que trabalham ou exerçam uma atividade voluntária, políticos que defendem as causas da terceira idade e autoridades públicas e de ONG´s que trabalham com idosos.