Outubro Rosa 2016: Palestras sobre câncer de mama na Câmara de SP

Nesta quinta-feira (6), na Câmara Municipal de São Paulo, foram ministradas palestras sobre câncer de mama. Uma iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV/SP) e do Instituto Quem ama a mama, presidido pela Dra. Rosângela Pinheiro e faz parte do Outubro Rosa.

CuF89kKUIAAS1hQ

O evento, que teve início às 10h, contou com a palestra do Dr. Romeu Fadul, cirurgião plástico do Hospital Sírio Libanês. Quem esteve presente pôde conhecer os vários tipos de reconstrução mamária explicados um a um por ele. “Perto de 15 mil mulheres não tiveram reconstrução de mama nos últimos dois anos e, todas podem fazer pelo SUS. É difícil de entender esses números”, disse ele durante a reunião.

unnamed

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que são esperados 57.960 novos casos da doença este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco: cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem depois dos 50 anos. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Para a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, a má alimentação contribui para o desenvolvimento das células cancerígenas. “Hoje, poucas pessoas me procuram para emagrecer, a maioria é por causa das patologias”, declara. Ela trouxe para o conhecimento dos convidados alguns alimentos que podem ajudar, de forma natural, a prevenir essa evolução e evitar os transtornos alimentares, como por exemplo, a linhaça dourada.
Os presentes puderam contar ainda com palestras sobre o poder da maquiagem, cuidados pós-cirúrgicos, incentivos à autoestima e confiança e outras.
O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas se diagnosticado precocemente com o autoexame que, segundo recomendação médica, deve ser feito uma vez por mês, preferencialmente, sempre no mesmo dia, pode ter cura total.
O Outubro Rosa é comemorado mundialmente com o objetivo de estimular a participação das mulheres no controle da doença. Surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990.
O médico e vereador Gilberto Natalini, não pôde estar presente, mas foi representado pelo seu assessor de saúde, Ivan Cáceres.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *