Neste sábado (06), o Parque do Carmo, na região leste da capital, recebeu voluntários para uma série de ações de revitalização do local, como o plantio de árvores, a limpeza do Parque (recolhimento de lixo e rastelagem), limpeza e reparo dos bebedouros, pinturas das guias e limpeza dos banheiros. O mutirão, organizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a Prefeitura Regional de Itaquera, envolveu cerca de 800 voluntários, além de membros de diversos segmentos e empresas, como Aggrobikes, Grupo de Escoteiro Adelck Bistão, Jornal Itaquera em Notícias, Pedala Itaquera, Instituto Mãos que Ajudam e Matilha Fitness.
Na ocasião também foi lançado o programa Cidade Verde, uma parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com a Ultrafarma, através de um termo de cooperação. A empresa doará mudas e realizará o plantio em diversos espaços da cidade de São Paulo. O objetivo do programa é arborizar São Paulo.
O Parque do Carmo é uma das 107 áreas verdes municipais que mais requerem atenção, pois há um número insuficiente de pessoal para limpeza e manutenção, devido à redução de contratos promovida na gestão passada. O local carece de todo o tipo de ajuda para que possa receber os quase 1,4 milhão de visitantes a cada ano. “Enquanto não são firmados os novos contratos, já em processo de licitação, tem sido muito gratificante presenciar o empenho da população, de outros órgãos da prefeitura e de empresas parceiras, para que possamos recuperar este espaço tão importante ao paulistano”, ressalta o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.
O Parque do Carmo é o segundo maior parque municipal de São Paulo; sua importância não é só devida por sua dimensão, de 2.388.930,00 m², e por sua estrutura, com áreas de lazer e de cultura, mas também por abrigar uma rica e diversificada flora e fauna, inclusive com espécies em extinção. Nas áreas de proteção ambiental (fechadas ao público), são realizadas pesquisas, visitas guiadas e soltura de animais silvestres recuperados.
Já nas áreas de visitação, a infraestrutura do Carmo oferece inúmeras opções, com atividades esportivas, culturais e de lazer. O espaço possui lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de Cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, redários e um Bosque da Leitura.
Dentre os destaques estão o famoso Bosque das Cerejeiras e os Monumentos à imigração japonesa. O Museu do Meio Ambiente é outro atrativo diferenciado do Parque do Carmo, que também produz mudas, no espaço do Viveiro Arthur Etzel. Uma das atrações mais populares é o Planetário do Carmo Prof. Acácio Riberi, que mantém programação semanal para escolas e oferece sessões gratuitas ao público em geral, aos sábados, domingos e feriados.
Particularidades
A exuberante vegetação do Parque do Carmo é composta por eucaliptais, remanescentes da Mata Atlântica com mata ciliar, campos antrópicos, brejos, além de gramados, cafezal, pomar e cultivo de espécies arbustivas. Das 242 espécies registradas, nove estão ameaçadas, como a copaíba, o pau-brasil e as samambaiaçus. A fauna é igualmente rica, com 135 espécies – dos quais 10 são de répteis.
O bosque de cerejeiras-de-Okinawa é palco da já tradicional Festa das Cerejeiras, realizada há 25 anos para comemorar o florir da árvore-símbolo do Japão. Os festejos marcam a presença marcante da comunidade nipônica da região, que durante os festejos realiza a prática do “hanami”. O ritual consiste em sentar-se sob as cerejeiras e contemplá-las por um longo período.
Serviço:
Mutirão de limpeza e revitalização no Parque do Carmo e Lançamento do Programa Cidade Verde
Data: 06 de abril – sábado
Horário: das 7 h às 14 h
Local: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera