Uma denúncia anônima, no dia anterior, feita à Polícia Militar Ambiental, gerou ação de desfazimento realizada nesta sexta (14), em área de 26.000 m², na Rua Manuel Santos Fernandes s/nº – Parque do Lago. Três residências construídas próximas ao Parque M’Boi Mirim foram atingidas. O desfazimento ocorre para eliminar as edificações instaladas na área ocupada irregularmente, sendo amparado pelo Programa de Operação Integrada de Defesa das Águas. Lotes de 1.000m² eram vendidos por R$ 30.000,00.
Presente, o secretário Gilberto Natalini, do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), destacou que mais de uma centena de ações de desfazimento já foram realizadas pela atual gestão em defesa das áreas verdes e mananciais. A SVMA compareceu ao local com sete pessoas (Departamento de Gestão Descentralizada e funcionários do Parque M´Boi Mirim). Também participaram da ação o secretário da Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, a prefeita regional do M’Boi Mirim, Rita Madureira e suas respectivas equipes.
O Programa de Operação Integrada de Defesa das Águas envolve diversas esferas de governo e visa proteger as regiões de mananciais, incluindo o combate às ocupações irregulares. Com esta ação de desfazimento, a força-tarefa da Prefeitura preserva a vocação da região atingida enquanto produtora de água. O programa atende as bacias hidrográficas do Reservatório Guarapiranga, Reservatório Billings, rios Capivari-Monos e rios integrantes do sistema Alto Cantareira e Alto Tietê.
Fonte: site Prefeitura Municipal de São Paulo/ Secretaria do Verde e do Meio Ambiente