Nesta 2ª feira (18), o vereador Gilberto Natalini (PV/SP) recebeu em seu gabinete a Sra. Maria Hernandes Sanchez, coordenadora da Plataforma “Harmony with Nature” da ONU, parlamentares e gestores públicos de São Paulo e de outros municípios interessados em promover a causa da “Harmony with Nature”, para tratar sobre a instituição dos Direitos da Natureza no âmbito do Município de São Paulo. Será a primeira cidade do Brasil a reconhecer a natureza como ente detentora de titularidade de Direitos, garantindo assim sua proteção legal.
“A ONU criou um movimento para que os seres humanos façam parte da natureza e não sejam o centro dela. Demos entrada em um Projeto de Lei para alterar a Lei Orgânica do Município, dando direito jurídico aos elementos da natureza, com isso os seres humanos terão uma barreira para a devastação ambiental. A humanidade vai embora, mas o planeta permanecerá”, disse Natalini.
O objetivo central é dotar a Natureza como ente no Direito com prerrogativas assemelhadas as dos seres humanos, numa visão holística e fomentar o estabelecimento de legislação nesse sentido.