Nesta 3ª feira (19) aconteceu a reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, que foi presidida pelo vereador Gilberto Natalini (PV/SP). O tema da reunião foi “A participação da comunidade nos cuidados com a arborização da cidade de São Paulo”.
“As áreas verdes de São Paulo estão sofrendo uma devastação, das regiões mais ricas, até as mais pobres. É uma verdadeira guerra civil. Enquanto Secretário do Verde e do Meio Ambiente, junto com a Guarda Civil Metropolitana impedimos 157 ataques às áreas verdes. A sociedade precisa ajudar a proteger esses locais. Cada um precisa fazer a sua parte. Não podemos deixar que o pouco de verde que ainda nos resta seja destruído”, disse Natalini.
A reunião foi aberta por Natalini, logo em seguida a sociedade civil se pronunciou e a segunda parte da reunião contou com importantes contribuições da advogada Renata Esteves, do engenheiro agrônomo Joaquim Cavalcanti, da Plantcare e da bióloga Beatriz Gromick, da Urban Pest Control.
Eles apresentaram uma metodologia avançada para o manejo arbóreo, que consiste em um inventário em estado sanitário das espécies para a prevenção de doenças e a recuperação das árvores que estão com problemas.
“Cuidando das árvores, cuidamos das pessoas e do nosso planeta”, disse Joaquim Cavalcanti.