Neste domingo (24), aproximadamente 1500 pessoas, entre elas pacientes participaram de caminhada pela doação de órgãos. O evento foi realizado em uma parceria da SPDM com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e contou com o apoio e a participação do médico e vereador Gilberto Natalini (PV/SP).
A ação faz parte da campanha “Sim para Doação”, promovida pela SPDM, que celebra o “Setembro Verde”, mês de conscientização da doação de órgãos. O objetivo é conscientizar tanto a população em geral, como profissionais de saúde, com relação aos procedimentos necessários para viabilizar uma doação. A caminhada contou com a participação de pacientes e de profissionais da área da saúde.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil teve um aumento de 3,5% na doação de órgãos em 2016, atingindo uma taxa de 14,6 doadores por milhão de população. Entretanto, o índice de recusa familiar ainda é bastante alto. Atualmente, 43% das famílias brasileiras entrevistadas não autorizam a doação de órgãos.
“A doação de órgãos é muito importante para salvar uma vida. Rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos podem ser doados, mas é necessária a autorização dos familiares. Doe órgãos, salve uma vida”, disse Natalini.