A agência ambiental paulista Cetesb apresentou os resultados de um estudo conduzido por 3 anos, com apoio do banco interamericano, BID sobre as opções para mitigação das emissões de gases de efeito estufa nos setores químico, siderúrgico, cimenteiro e de cal no Estado, que são os que mais contribuem para a poluição climática. Os trabalhos contaram com consultores especializados e foram coordenados pelo Prof. Sergio Pacca da USP e por Josilene Ferrer da Cetesb.
Foram apontadas diversas oportunidades para aumento da eficiência energética, adoção da cogeração, utilização de combustível de biomassa e mesmo redução do consumo (Ex: argamassas aditivadas com menos cal).
O vereador Gilberto Natalini (PV) não pôde estar presente, mas foi representado pelo assessor de meio ambiente Marcelo Morgado, que no debate, indagou sobre a ausência dos setores vidreiro e de celulose no estudo e sobre o potencial para produção de polímeros plásticos pela via microbiológica (Ex: polihidróxibutiratos – PHBs), o que embora não apresentado no evento, é tema de um capítulo à parte no trabalho.
Natalini é um batalhador incansável pela causa da mitigação e adaptação diante do aquecimento global e promoverá em 04/12 a 16ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que terá como tema as áreas verdes. As inscrições estão abertas no site www.natalini.com.br. O vereador é autor de diversos Projetos de Lei para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a energia limpa.