O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Associação Médica de Ponta Grossa, promoveu o 1º Fórum Interprofissional do PPGCS nos dias 23 e 24 de março. O encontro teve como tema Psoríase e Vitiligo, doenças autoimunes de incidência cada vez mais frequente. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) que vem realizando um importante trabalho em prol das pessoas com psoríase e vitiligo na cidade de São Paulo, foi convidado a participar da abertura do evento e também ministrar palestras e fez questão de prestigiar o encontro.
“Realizamos em São Paulo, 15 encontros de psoríase e vitiligo, em parceria com o Dr. Cid Sabbag, e a partir desses eventos conquistamos muita coisa. Sou autor da Lei que cria o programa de psoríase na cidade de São Paulo; com emendas de minha autoria montamos 3 centros de psoríase na cidade; conseguimos que a Secretaria de Saúde fizesse um protocolo para os profissionais de saúde na rede pública, entre tantas outras conquistas. Foi uma honra ser convidado para esse encontro em Ponta Grossa. Nosso trabalho vem sendo reconhecido por todo o país. Agradeço o convite do vereador Magno Zanellato, da amiga Irani Costa e de todos os organizadores.”, disse Natalini.
A psoríase acomete 2% da população mundial e deixou de ser considerada uma doença da pele e das articulações, sendo sistêmica, isto é, pode afetar vários órgãos. Essas novidades devem ser informadas às pessoas com psoríase e profissionais da saúde. Para tratar adequadamente a doença, o recomendado é a atuação de uma equipe multiprofissional com dermatologista, reumatologista, endocrinologista, cardiologista, médico da família, pediatra, enfermeiro, nutricionista, podólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo e odontologista. A falta de conhecimento sobre a doença também é um obstáculo para o tratamento, gerando a necessidade de capacitação dos vários profissionais da área de saúde.
O vitiligo é uma doença de pele, que atinge 1% da população mundial e que se manifesta com manchas brancas, sem cor, contrastando com a pele normal e também nas áreas de maior atrito no corpo. Quanto mais escuro a pele normal, mais evidentes são as manchas brancas. O vitiligo não é uma doença contagiosa.
O evento aconteceu na UEPG, e contou com a participação de profissionais das mais variadas áreas de atuação e formações acadêmicas. A abertura do ocorreu com palestra do médico, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo e parceiro de Natalini nos encontros em São Paulo, Dr. Cid Sabbag, autoridade nos estudos sobre psoríase. Outros palestrantes incluem professores do programa, professores do curso de Medicina da UEPG, e uma estudante do PPGCS. “Dr. Cid foi brilhante, suas palestras foram muito elogiadas pelos participantes e organizadores”, disse Natalini.
Segundo Bruno Pedroso, coordenador do programa, é comum que a psoríase e o vitiligo sejam erroneamente tratados apenas como problemas dermatológicos, apesar de envolverem diversos fatores.