Na noite desta 2ª feira (20), a convite da comunidade judaica, Gilberto Natalini, candidato a Deputado Federal pelo Partido Verde, participou da apresentação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, em comemoração aos 70 anos do Estado de Israel, na sala São Paulo. Natalini é um amigo da comunidade judaica e há anos vem realizando um trabalho importante, como por exemplo a realização anualmente da Sessão Solene em Homenagem aos Heróis e Mártires da Segunda Guerra Mundial.
Em comemoração dos 70 anos do Estado de Israel, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky e com solo do violinista israelense, Itamar Zorman, subiu ao palco da Sala São Paulo, para um concerto beneficente em prol da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) e da Congregação Israelita Paulista (CIP), com apoio de A Hebraica e do Consulado de Israel em São Paulo.
O programa da primeira noite incluiu Mark Lavry, Danza Hora (do Poema Sinfônico “Emek”); Tchaikovsky, Concerto para violino em Ré; Dvořák, Sinfonia no. 7. Na segunda noite, Mark Lavry, Danza Hora (do Poema Sinfônico “Emek”); Mendelssohn, Concerto para violino em Mi menor; Brahms, Sinfonia no. 1 em Dó menor.
A Orquestra Sinfônica de Jerusalém
Fundada em 1930 com o nome de Orquestra do Serviço de Radiodifusão Palestino, tornou-se Orquestra da Rádio de Israel a partir de 1948, data da independência do Estado de Israel. Adotou seu nome atual nos anos 1970, mantendo-se sempre ligada à Autoridade de Radiodifusão. A orquestra possui amplo repertório, do período clássico ao romântico e tem promovido estreias mundiais de obras de compositores contemporâneos. Primeira orquestra israelense a executar obras de Sofia Gubaidulina, Henry Dutilleux e Alfred Schnittke entre outros contemporâneos, a OSJ encomenda e interpreta obras de compositores israelenses desde sua fundação.