O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) apresentou requerimento para constituição de uma Comissão de Estudos na Câmara Municipal de São Paulo para analisar a produção, consumo e destinação final do plástico de uso único, que são os descartáveis como copo, talher, prato…
O mundo produz anualmente mais de 300 milhões de toneladas de plástico, e há 5 trilhões de peças de plástico boiando nos oceanos.
A comunidade internacional se comprometeu, nesta sexta-feira (15), com uma “redução significativa” do plástico de uso único na próxima década, um acordo enfraquecido pelas reticências de vários países ricos a impor mais restrições aos produtos poluentes.
Os 170 países reunidos em Nairóbi para a IV Assembleia da ONU para o Meio Ambiente se comprometeram a “abordar o dano em nossos ecossistemas (…) inclusive mediante a redução significativa dos produtos plásticos de uso único até 2030”, afirma o acordo final da cúpula.
“É enorme a quantidade de plástico de uso único consumida na cidade de São Paulo. Grande parte desse material é inadequadamente descartado e o custo benefício da fabricação e uso desse tipo de plástico deve ser amplamente discutido com a sociedade. Por todos esses motivos solicitamos a criação dessa Comissão de Estudos”, disse Natalini.