A nova Unidade de Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), situada na Vila Mariana, foi inaugurada na última sexta-feira (31), totalmente modernizada. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) que é médico, formado pela EPM/ UNIFESP, não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman.
O CAISM é gerido em parceria com a SPDM/ UNIFESP, através de um convênio tripartite com a SES.
O espaço do pronto-socorro passou por mudanças, visando à adequação de espaço, melhor atendimento e conforto aos usuários. Foram feitas melhorias em iluminação, circulação de ar e hotelaria, por exemplo. O investimento foi de R$ 200 mil.
O PS conta com um chefe plantonista 24 horas e residentes. São cerca de 1000 consultas por mês no setor, com média de permanência dos pacientes de 3,5 dias.
A unidade atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com problemas psiquiátricos ou decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
O serviço do CAISM está relacionado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Ministério da Saúde, caracterizando-se por oferecer atendimento referenciado em saúde mental em diversos níveis de complexidade.
Além do pronto-socorro, o equipamento também conta com Ambulatório de Psiquiatria, Hospital Dia e Unidade de Internação. São aproximadamente três mil atendimentos mensais, entre médicos e não médicos.
A instituição é referência na formação em emergências psiquiátricas para as três maiores escolas médicas de São Paulo, já que conta com um programa de emergências unificado entre UNIFESP, USP e Santa Casa para realização de estágio no pronto-socorro.
O CAISM está localizado na Rua Major Maragliano, 241- na Vila Mariana.