Neste domingo (24/11), representantes de diferentes nacionalidades reuniram-se em São Paulo para realizar a terceira edição do Festival Cultural de Comunidades Estrangeiras, que este ano abordou o tema “Gratidão”. O evento organizado pelo Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre), aconteceu no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e teve como objetivo integrar as diversas comunidades de outros países, preservando origens e culturas no convívio com a sociedade brasileira.
O evento contou com gastronomia típica: Judaica, Espanhola, Japonesa, Árabe – Sírio-Libanesa, Portuguesa, Italiana, Boliviana, Chinesa, Peruana, Alemã, Grega, entre outras. Com pratos variados: quibe; charuto; sushi; ceviche; homus; tabule; falafel; cannoli; panqueca e yakisoba. Além disso, o festival foi composto por uma programação repleta de atrações, como danças, shows musicais e gastronomia típica, todos representando mais de dez países distintos.
O festival contou com shows de Flamenco e Gallego da Espanha; coral hebraico; música ao vivo com cantor português; apresentação de taikô (tambor) e dança tradicional japonesa; Tenor Jorge Durian pela comunidade armênia; dança medieval da Rússia; dança kantuta pela Bolívia, entre outras atrações.
O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) que vem realizando um importante trabalho junto às comunidades estrangeiras, não pôde estar presente, mas foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman.