Cinco anos após a aprovação dos ODS da ONU, São Paulo ainda não possui metas próprias e nem estrutura para monitoramento

Em 2015, os países membros das Nações Unidas estabeleceram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando proteger o planeta, erradicar a pobreza e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Em cinco de junho de 2017, durante a passagem do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), como Secretário do Verde e do Meio Ambiente, foi instituída pelo Decreto Nº 57.718 a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a finalidade de integrar, difundir e dar transparência ao processo para implementação da Agenda 2030 aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No entanto, após a sua saída da Secretaria, o Comitê perdeu força e nenhum dos representantes da sociedade civil selecionados foram empossados.

Em fevereiro de 2018, a Prefeitura sancionou a Lei Municipal 16.817/2018 que autoriza a criação da Comissão que, diga-se de passagem, já havia sido instituída em 2017. Em 2019, por meio do Decreto 59.020/2019, um novo processo de eleição foi convocado, para instalação da Comissão, desta vez com 8 representantes (e seus suplentes) do Governo e 8 da Sociedade Civil.

Após alguns meses todos foram novamente surpreendidos com um comunicado de que a eleição havia sido suspensa sem previsão de retorno.

“Trata-se de um descaso completo do governo atual com a sustentabilidade”, disse Natalini.

O parlamentar oficiou novamente a Secretaria do Verde para saber as tratativas que estão sendo adotadas para implantação da Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Aguarda resposta.

About natalini