Além dos cuidados que devem ser tomados ao sair de casa para ir a supermercados e feiras, as pessoas também devem dar uma atenção especial à higienização das compras ao chegar em casa. Embalagens e sacos plásticos podem servir como meio de contaminação para o novo coronavírus, já que podem ser manuseados por várias pessoas.
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente.
Água e sabão são suficientes para limpar itens que vêm em embalagens de plástico, como os produtos de limpeza. Já embalagens de papelão devem ser higienizadas com álcool 70%.
As frutas e verduras devem ser colocadas num recipiente com água e 4 gotinhas de hipoclorito de sódio. Mantém por 5 ou 10 minutos, depois despreza essa água e lava com água corrente normalmente.
Nos casos das carnes e peixes, a preocupação tem que ser com a embalagem, que pode ter sido manipulada por outras pessoas, e não com o conteúdo em si. O ideal é descartar as embalagens com muito cuidado e guardar os alimentos em outro recipiente. Depois lavar as mãos com água e sabão.
Se for na padaria ou no açougue verifique se a pessoa que está manipulando os alimentos está com máscara, touca e luva. É muito importante.
Caso peça comida em casa é importante tirar o alimento da embalagem com muito cuidado e descartá-las imediatamente. Depois lave bem as mãos com água e sabão.
Se estiver resfriado ou com tosse não cozinhe para outras pessoas.
Os sacos plásticos do mercado ou feira devem ser jogados fora.
“Com isolamento, solidariedade e muito cuidado, vamos vencer esse vírus”, disse o vereador Gilberto Natalini (PV-SP).
Fonte: G1- Dr. Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas