Hospital Sorocabana, na Lapa, terá ala aberta para combater Covid-19 em SP

O antigo Hospital Sorocabana, na Lapa (zona oeste), fechado desde 2011, voltará a ter leitos em funcionamento, segundo disse a Prefeitura de São Paulo. Está sendo preparado para oferecer 60 leitos de enfermaria para serem usados no tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus. O andar térreo vai se somar à AMA, que já é administrada pelo município.

Além  do Sorocabana, também serão reabertos o Guarapiranga (zona sul) e o Brigadeiro (região central), totalizando mais 340 leitos, sendo 100 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para serem utilizados no combate ao novo coronavírus.

O antigo Hospital Sorocabana abriga atualmente um AMA, um Hospital Dia e um Centro Especializado de Reabilitação. São dois andares ocupados e outros cinco ociosos no local.

Em 2018, o prédio chegou a ser vendido em um leilão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para que dívidas trabalhistas fossem pagas. A venda, porém, acabou anulada, pois o estado, que detém parte do terreno, não foi notificado na ocasião.

Há anos, o vereador Gilberto Natalini (PV-SP) e  movimentos sociais se uniram para formar um coletivo que luta pela reabertura do hospital. Um imbróglio jurídico, no entanto, impede que ele seja reativado.

Em 2016, o prédio que pertencia ao estado, foi cedido à prefeitura por 20 anos. Desde então, apenas os três serviços municipais de saúde foram instalados.

No início da pandemia eram 507 leitos de UTI na cidade, hoje são 1.007 e, em junho, serão 1.550. A gestão não informou a data de inauguração dos equipamentos. O índice de ocupação das taxas de UTI é de 83%.

 

About natalini