Vereador Natalini e ACIRMESP realizam debate virtual sobre a regulamentação da profissão de cuidador de idosos

O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) que vem realizando um importante trabalho na área do envelhecimento ativo, organizou em parceria com a ACIRMESP um debate virtual para discutir a regulamentação da profissão do cuidador de idoso. Participaram do encontro, além de Natalini, a Deputada Federal Lídice da Mata (PSB)- presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal, a Presidente da ACIRMESP- Lidia Nadir Giorge e a jornalista Lina Menezes, responsável pela Faz Muito Bem 50+ e pelo portal Tudo sobre Alzheimer.

O Cuidador é quem auxilia o idoso e o acompanha em sua realidade cotidiana, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida, visando à sua autonomia, independência e bem-estar. A função do cuidador, para além de ser fundamental ao idoso no desempenho de suas atividades do dia a dia, cresce de maneira exponencial no Brasil.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, entre 2007 e 2017, o número de cuidadores saltou de 5.263 para 34.051, um aumento impressionante de 547%, que faz dessa ocupação a que mais cresce no País. E esse aumento só tende a acelerar daqui para frente: a população brasileira está envelhecendo e, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 65 anos ou mais que, hoje, representam cerca de 10% da população, serão mais de 25% em 2060, ou seja, uma em cada quatro pessoas será idosa no Brasil daqui a quarenta anos.

O Congresso aprovou em 2015 uma proposta de regulamentação de algumas profissões, entre elas a de cuidador de idosos, mas no ano passado o atual Presidente da República vetou o projeto na íntegra. O desafio agora é construir uma nova proposta e, com apoio popular, sensibilizar para aprovação no Congresso e em seguida ser sancionada pelo Presidente.

O vereador Gilberto disse que o aumento da expectativa de vida da população é um aspecto positivo, mas precisa ser acompanhado de uma boa qualidade de vida. “E um dos caminhos é a regulamentação da profissão de cuidador porque é preciso ter algum tipo de capacitação, se não ao invés de ajudar, o profissional pode prejudicar o idoso. Na Câmara realizamos um Curso de Capacitação para o Cuidador de Idosos, em parceria com a APOIO, por onde já passaram mais de 6000 pessoas”, afirmou.

Para Lídice é importante que o País se debruce em uma política nacional de cuidado ao idoso, ampla, e que englobe a regulamentação dos cuidadores e demais necessidades de atenção que a faixa etária precisa. A parlamentar deu o exemplo do Uruguai que tem uma política de atenção aos idosos instituída por lei e conta com um cadastro nacional de cuidadores de idosos que recebem formação do Estado, com cursos realizados nas universidades. O cadastro já chegou a ser aprovado no Congresso, mas também foi vetado pelo Presidente por recomendação do Ministério da Economia que alegou que geraria aumento de despesas sem estimar o impacto orçamentário.

A presidente da Associação dos Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana de São Paulo, Lidia Nadir Giorge, fez um apelo para que todas as associações de cuidadores de pessoas se juntem a causa e façam pressão para que a profissão seja regulamentada. “Somos responsáveis por ajudar no dia a dia dos idosos, seguindo as recomendações médicas e os auxiliando a frequentar múltiplos profissionais, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos. Queremos que tenham uma vida mais útil e agradável.”

 

About natalini