Os vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realizaram na tarde desta quarta-feira (22/7), a 8ª reunião ordinária virtual de 2020. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP), membro da Comissão e um defensor da reabertura 100% SUS do Sorocabana, foi um dos participantes da reunião.
Os parlamentares discutiram a situação do Hospital Sorocabana, situado na região da Lapa, com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal da Saúde, Procuradoria do Estado e movimentos sociais da região.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente do Hospital do Servidor, Luiz Carlos Zamarco, salientou que o prédio foi desativado em 2010 e entregue à administração estadual desde então. A Prefeitura começou atuar, realizando obras, por causa do novo cenário, resultante da pandemia de Covid-19.
“Agora, com a pandemia, a gente estava aproveitando esse espaço para fazer uma reforma. Foram previstos, inicialmente, 60 leitos, sendo sete para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 53 leitos para enfermaria. Porém, com as obras, só vão caber 57 leitos no total,” explicou.
O impasse da administração do Hospital está sendo acompanhada de perto pela Procuradoria Geral há uma década. “O Estado de São Paulo em 1955 fez a doação dessa área para a Associação dos Ferroviários com a responsabilidade de cumprimento de encargos. Em 2010, percebemos várias instalações desativadas e que os encargos não estavam sendo pagos. E, em 2011, o local foi fechado por causa de fiscalizações sanitárias,” comentou Angélica Veloso, Procuradora Geral de São Paulo.
Acompanhando a situação desde o fechamento do local, o vereador Gilberto Natalini (PV) comentou que a negociação entre os governos do Estado e município é muito difícil e é primordial que a população do entorno tenha atendimento de saúde de qualidade.
“Estou na luta pela reabertura total do Sorocabana, 100% SUS, desde o seu fechamento, sempre ao lado da comunidade. É uma luta dura, mas estou convicto que vamos conseguir”.
Fonte: Portal Câmara Municipal de SP