A história do comerciante Walter Taverna, de 86 anos, se confunde com a do bairro do Bexiga. Fundador da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, o neto de sicilianos já fez fama por suas invenções inusitadas. Criou a Festa da Nossa Senhora de Achiropita com o formato que tem hoje. Faz um bolo de aniversário de São Paulo gigante, fez a maior pizza, com 554 m de comprimento e o maior sanduíche, com 600 m. E por causa dessas três últimas proezas, foi parar no livro dos recordes, o Guinness Book. O maior feito, no entanto, ele repete todos os dias: o de cativar e encantar a clientela.
Ver Sr. Walter em ação é uma experiência única e pode ser conferida há anos, na sua cantina Conchetta. Os cabelos brancos destoam do sorriso maroto que ele abre ao som de Funiculì, Funiculà. Primeiro, atira bandejas ao chão. Depois, pega duas grandes tampas de panela e as faz de pratos musicais. O público se surpreende e vibra.
O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) aproximou-se do Sr. Walter Taverna, através do amigo em comum Walter Feldman. De lá para cá, a amizade só cresceu e passaram a fazer muitas coisas juntos em prol do bairro do Bexiga.
O parlamentar tornou-se um apoiador do Bolo do Bexiga, comemoração tradicional do Aniversário de São Paulo, onde moradores do bairro trazem suas massas e forma-se um bolo gigante, na famosa Rua Rui Barbosa. No evento tem shows, exposição e muita animação, para o qual Natalini destina emenda parlamentar já há muitos anos.
Essa dupla também é incansável na luta pela criação do Parque do Bexiga, ao lado do Teatro Oficina. O vereador é autor do Projeto de Lei que cria o parque, com a coautoria de mais 25 vereadores, aprovado pela Câmara Municipal de SP, mas vetado pelo Prefeito de São Paulo.
O bairro do Bexiga é um dos mais adensados e praticamente sem verde. A área tem 11.000m² e a ideia do parque é exatamente para plantar centenas ou milhares de árvores no local. “Infelizmente a atual gestão da Prefeitura de São Paulo é inimiga do verde, mas mesmo com o veto não vamos desistir”, enfatiza Natalini.
A cidade de São Paulo tem urgência em aumentar sua cobertura vegetal, suas áreas verdes, a permeabilização do solo, a proteção de suas nascentes de água e de suas matas.
O projeto “Bixiga Transformação Sustentável” criado para conscientizar a comunidade e tratar as causas do lixo espalhado pelas ruas do Bexiga, visando descobrir maneiras eficientes de efetuar o descarte correto, reduzir a sua produção e reciclar, também conta com a participação de Natalini e Taverna. O lixo é considerado um dos maiores problemas do bairro da Bela Vista e o conjunto de ações propostas pelos moradores pretende efetuar uma transformação na comunidade.
“Sr. Walter Taverna é um ícone do Bexiga, uma pessoa querida por toda a comunidade. Não tem quem não o admire. Sinto muito orgulho de ser seu amigo e de estarmos juntos em várias frentes em prol desse importante bairro de São Paulo”, disse Natalini.