O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre o uso de automóveis e motocicletas e se conscientizem sobre os efeitos do uso excessivo destes na qualidade de vida das pessoas, nas cidades e nas mudanças climáticas.
Nesta data, pessoas de cidades do mundo todo são incentivadas a deixar seus carros nas garagens e procurar formas alternativas para ir trabalhar, estudar ou mesmo passear, como forma de induzir mudanças de comportamento que contribuam com a melhora dos ambientes urbanos.
Fumaça, buzina e muito trânsito têm se tornado cada vez mais comuns até mesmo nas pequenas cidades brasileiras. Por isso, ao optar por andar mais a pé, bicicleta e transporte coletivo com combustíveis limpos, você ajuda a reduzir o número de veículos de transporte individual, como motos e carros, circulando nas ruas emitindo poluição e consequentemente o estresse ocasionado por horas no congestionamento e o aumento do sedentarismo.
Para se ter uma ideia, o dióxido de carbono que normalmente é liberado pela queima de combustíveis fósseis é o responsável por grande parte da poluição do planeta. Logo, ao optar por deixar o carro ou a moto em casa, você diminui consideravelmente a emissão de poluentes em sua cidade.
Se usarmos só a cidade de São Paulo como referência, já dá para ter uma boa ideia: de acordo com dados da Cetesb, a capital paulista possui uma frota de mais de 9 milhões de automóveis de passeio, a maior do País. Se todos aderissem ao Dia Mundial Sem Carro, mais de 500 toneladas de monóxido de carbono deixariam de ser emitidas.
Mais que reduzir o trânsito, a redução da frota de veículos, proposta pela campanha, traz inúmeros benefícios para a saúde da população. Menos carros nas ruas acarretaria diretamente melhoria da qualidade de vida.
A diminuição da poluição do ar é uma das principais vantagens apontadas por diversos pesquisadores. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a poluição do ar mata indiretamente 2 milhões de pessoas todos os anos, 5000 só na cidade de São Paulo.
O número é alarmante, mas pode ser reduzido justamente porque os maiores poluidores são os automóveis e os ônibus. Dentro da lista de fatores prejudiciais do uso veículo também estão a poluição sonora, o estresse ocasionado por horas no congestionamento, o aumento do sedentarismo e diminuição da socialização.
Algumas Leis do vereador Gilberto Natalini
- Lei 16.802/18- trata da transição da matriz energética dos ônibus para combustíveis limpos em São Paulo.
- LEI Nº 14.409/ 2007- Cria o Programa Municipal de Atividade Física- Agita Sampa. Com o objetivo de estimular a vida ativa e saudável da população, mediante a adoção de medidas de combate ao sedentarismo, no âmbito de todos os órgãos da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta.
- LEI Nº 14.905/ 2009- Cria o Programa de Envelhecimento Ativo na cidade de São Paulo.