A Europa enfrenta a segunda onda do novo coronavírus. Portugal, Espanha, França e outros países retomam medidas drásticas para tentar brecar o avanço da transmissão da doença.
No Brasil, após a infecção de mais de 5 milhões de pessoas, com mais de 150 mil mortes, a pandemia vem diminuindo em sua transmissão e mortalidade. Isso é uma grande notícia para os brasileiros. Porém, nada garante que não possamos ter num futuro próximo uma segunda onda da doença.
A saída para enfrentar essa pandemia é a descoberta e a aplicação da vacina, que é a nossa única esperança. Vários países e instituições estão no curso do advento da vacina. Laboratórios da China, Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, entre outros, caminham para produzir a tão esperada vacina para a Covid19.
O Brasil através do Instituto Butantan, da Fundação Oswaldo Cruz e do Estado do Paraná, participa como parceiro da produção dessa vacina.
Testes confirmam que a vacina Coronavac, desenvolvida pela Sinovac e o Butantan, é a mais segura em fase final no Brasil e a que primeiro chegará nas mãos das autoridades sanitárias.
É claro, é óbvio, é lógico e é necessário que a vacina, seja ela qual for, venha ela de onde vier, terá que passar pelo crivo do nosso órgão de controle sanitário, a competente e reconhecida ANVISA. Nenhuma vacina será liberada sem autorização da Anvisa.
Uma vez liberada, a vacina será comprada pelo Ministério da Saúde, distribuída para os Estados e Municípios, que farão a aplicação na população.
O Brasil é reconhecido pelo mundo por seu antigo e competente sistema de vacinação. É talvez, o melhor do planeta.
Dito isso o que o país espera???
A primeira vacina que chegar, será testada pela Anvisa e, se aprovada, deverá ser imediatamente comprada e disponibilizada para a população.
Portanto, não nos interessa se a vacina será a chinesa, inglesa, russa ou americana. Não nos interessa mesmo!!!
Esperamos que os governantes brasileiros tenham juízo, e não transformem o combate à pandemia numa desprezível disputa política ou numa criminosa disputa eleitoral.
Não brinquem com a saúde do povo! Não ofendam o bom senso, nem a nossa inteligência.
O povo quer a vacina testada e aprovada para se livrar do vírus. Todos devem se vacinar.
A vida de cada brasileiro está acima de qualquer coisa.
Gilberto Natalini- Médico e Vereador de São Paulo