BRASIL SUSTENTÁVEL           

Não temos visto os candidatos à Presidência da República fazerem referência à Sustentabilidade. Poucos falam do assunto.

É claro que o Brasil enfrentou nos últimos anos enormes problemas para garantir sua democracia, para promover seu desenvolvimento econômico, para combater a pobreza e a desigualdade social, para proteger seu meio ambiente e para garantir a moralidade pública.

O Brasil desceu vários degraus nos índices de civilidade, tocando, perigosamente, o campo da barbárie na vida do seu povo. Mas, apesar dessa avalanche de problemas e sofrimentos, quero afirmar que nenhum programa de políticas públicas vai levar o Brasil às metas da modernidade se não estiver contido em cada item o conceito de sustentabilidade.

Podemos ter certeza que nenhum avanço terá sucesso, no campo político, econômico e social, se não tiver embutido de forma inter-relacionada a exploração racional, sustentável e respeitosa de nossos recursos naturais, preservando o máximo possível do nosso meio ambiente.

Hoje o Brasil pratica a devastação ambiental exagerada e criminosa, estimulada e permitida pelo próprio governo. Isso tem que ser barrado e com todo esforço, revertido.

Nos tempos atuais, nem o Brasil, nem nenhum outro país do mundo terá futuro, se não propuser e praticar o desenvolvimento sustentável.

Chegamos ao limiar de um tempo, onde a natureza dá um recado claro aos humanos: ou mudam ou desaparecem.

E o Brasil, um país abençoado com recursos naturais abundantes, que tem marchado na contramão da Sustentabilidade, precisa retomar seu rumo de crescer e se desenvolver sem destruir e devastar seu território.

Isso é possível e necessário!

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini