COMO EU PLANTO!

Faço plantios há muito tempo. Árvores nativas, frutíferas, ornamentais, hortaliças, flores e outras espécies. Plantar, assim como tratar pacientes, tornou-se uma rotina na minha vida.

Eu planto em nosso próprio quintal, que não é tão grande, mas é suficiente. Planto em terrenos da cidade, públicos ou não, em atividade voluntária, com outras pessoas ou grupos de plantadores. Planto fora da cidade em áreas rurais. Planto onde posso plantar.

Tenho ganhado e comprado mudas prontas. Há locais de compra que vendem mudas baratas. Mas já faz um bom tempo que produzo minhas próprias mudas. Compro as sementes pela internet, ou em locais especializados.

Preparo os locais de semeadura em recipientes apropriados, com terra e adubo orgânico, em nosso viveiro caseiro. Cada um desses recipientes, podem receber de 15 a 100 sementes, de cada vez, e eu planto de 500 a 1000 sementes, num espaço não muito grande.

Alguns vão no sol direto, outros em meia sombra e a rega deve ser diária. Em 30 a 45 dias as sementes germinam, dependendo da espécie. A germinação é em torno de 40 a 60%.

Quando a muda se firma e atinge um tamanho, que varia por espécie de 10 cm a mais, transfiro essa muda, com muito cuidado para um berço maior, que pode ser um saco de plástico, uma garrafa plástica reutilizada, uma caixa de leite ou mesmo um vaso de plástico, acomodados em engradados para otimizar os espaços. Cada um pode caber até 50 mudas replantadas.

O cuidado com as mudas tem que ser feito com água diária e adubo regular. A adubagem é necessária, o que faço com adubo orgânico. O transplante das mudas para o solo definitivo é feito 60, 90 e até 120 dias depois, dependendo da espécie e do crescimento da planta.

Uma vez no solo, se o plantio for bem feito, com um berço adequado, adubo e irrigação, podemos ter uma sobrevida de até 70% das mudas.

Essa tem sido nossa experiência. Pelas minhas contas, eu já semeei e plantei cerca de 27 mil árvores. Fora as que eu promovi o plantio. Aí o número é bem maior. Também planto hortaliças e flores, mas esse é outro capítulo, que trataremos em outra ocasião.

O aforismo que eu criei está valendo: “Plantar, plantar, plantar!!” “A árvore certa, no lugar certo e na hora certa”.

É fácil e barato, é prazeroso e extremamente necessário!!!

 

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini