Gilberto Natalini SP

A maioria dos americanos vendo seu país perder protagonismo dentro e fora, e diante da incompetência do governo democrata para dar resposta aos seus anseios, votaram e elegeram Trump para um segundo mandato.

Trump é uma figura vetusta. Misto de bilionário pouco ético, conservador com dívidas morais e autocrata declarado, subiu à presidência da maior potência mundial com um discurso nacionalista e reacionário, na contramão da realidade global.

A característica principal sua é o blefe. Outra é o desprezo pelos mais pobres e pelas minorias sociais. Uma terceira é o desconhecimento dos mecanismos políticos que regem os EUA interna e externamente.

Sua irresponsabilidade é tão grande que ele  já foi e já voltou em dezenas de atitudes largamente alardeadas, com seu jeito espalhafatoso e alaranjado.

Trump é um grande manipulador de marketing e das redes sociais, seu vai e vem é a marca principal de seu governo, junto com a perseguição aos imigrantes.

No seu modo “biruta de aeroporto”, Trump olhou para o Brasil.

Na minha opinião foram 3 os motivos:

  1. as bravatas de Lula no Brics
  2. a pressão das Big Techs pelas punições do Ministro Alexandre de Moraes e
  3. apelos de Bolsonaro para tentar se livrar da cadeia.

O olhar de Trump sobre o Brasil foi sob a forma de taxação em 50% nos produtos exportados por nós.

Caiu como uma bomba por aqui, porque se levada a cabo poderá colocar o pais numa crise econômica sem precedentes.

 Mas, se o objetivo do americano foi encurralar o Brasil, creio que ele errou redondamente.

Bolsonaro e sua “thurma” se esborrachou na confusão de defender Trump contra nossos interesses nacionais. Estão posando como traidores da Pátria.

Os empresários brasileiros e americanos estão se unindo contra a taxação esdrúxula porque vai prejudicar os seus negócios.

E Lula que estava com seu governo inepto nas cordas, viu uma leva de brasileiros, dentro e fora do PT, se levantar para defender nosso país.

Lula se fortaleceu, e como uma maritaca, triplicou suas bravatas e investidas em falas desproporcionais e destrambelhadas.

O STF foi o mais comedido. Emitiu uma nota sóbria e substanciosa.

Assim estamos nós diante de Trump e do Mundo!

Bolsonaro não vai conseguir sua anistia. Parece que vai mesmo ser condenado e deve ser preso. Seus adeptos se dividiram no discurso e mostraram-se antipatriotas.

Lula e suas bravatas não têm credibilidade diante das taxações.

O que vai falar mais alto é o entendimento comercial entre Brasil X EUA, que vem sendo costurado pelos empresários e o comedido Geraldo Alckmin.

Trump deve recuar.

E a vida vai seguir seu curso.

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista


 [D1]