A comunidade judaica prestou uma homenagem a Shimon Peres, um dos fundadoras e ex-presidente de Israel, neste domingo, 09 de agosto, no Teatro Anne Frank do Clube A Hebraica. Um dos maiores ícones da História israelense, o ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres morreu no dia 28 de setembro, aos 93 anos. Com uma carreira de quase 70 anos, o político ajudou a construir o Estado de Israel, foi várias vezes ministro, duas vezes premier e é tido como um dos protagonistas das tentativas de paz com a população palestina.
O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), que é um grande amigo da comunidade judaica, fez questão de prestigiar o evento. Também estiveram presentes diversos líderes da comunidade judaica como Dori Goren- Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Fernando Lottenberg- Presidente da CONIB, Claudio Lottenberg- Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Bruno Laskowsky- Presidente da FISESP, Avi Gelberg- Presidente da Hebraica, entre outros. O Secretário de Assistência Social do Estado, Floriano Pesaro, também participou do evento, representando o Governador Geraldo Alckmin.
“Peres foi um estadista, um grande gestor público, um homem que lutou muito pela paz, merece todas as nossas homenagens. Vai fazer falta não só ao povo judeu, mas ao mundo todo. Ele nos deixou, mas o seu legado, certamente permanecerá”, disse Natalini.
Um dos artífices dos Acordos de Paz em Oslo, em 1993, Peres recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1994 junto ao então primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, ambos hoje falecidos. Último político da geração dos pais fundadores de Israel ainda vivo, Peres, ministro em inúmeros governos trabalhistas, assumiu em várias ocasiões as funções de primeiro-ministro e a de presidente entre 2007 e 2014. Aos 93 anos, se encontrava particularmente ativo através de seu Centro Peres para a Paz, que promove a coexistência pacífica entre judeus e árabes.