O Governo do Estado de São Paulo anunciou que pretende extinguir dez autarquias e fundações , dentre elas a Fundação Florestal -FF, que administra 15 estações ecológicas, 34 parques estaduais, 33 áreas de proteção ambiental, entre outros.
O órgão criado em 1986 foi citado pelo secretário estadual de Projetos, Orçamento e Gestão, Mauro Ricardo, entre as instituições que devem ser extintas pelo Governo Estadual no próximo ano, devido à queda na arrecadação do Estado por conta da pandemia.
Surpreendidos pela declaração do secretário, 84 importantes personalidades da área ambiental, dentre elas o vereador Gilberto Natalini (PV/SP), assinaram um manifesto contra a extinção da Fundação Florestal, em defesa da natureza, do bem-estar humano e das unidades de conservação, sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo
“ Usar a pandemia como justificativa para extinguir este importante órgão e colocar em risco mais de 2.360.000 hectares de áreas protegidas é um crime contra a humanidade! “, enfatizou Natalini.