Em 30 de setembro vamos realizar o 7º Congresso de Envelhecimento Ativo da Cidade de São Paulo, com o tema “A Pessoa Idosa e o Planeta”. Esse Congresso vai acontecer na Expo Longevidade, grande evento que acontece no Expo Center Norte.
Há muito tempo tenho me dedicado ao tema do envelhecimento da população, que é um fato notório no Brasil e no mundo, com as pessoas vivendo mais.
Partimos do princípio que é importante viver mais, porém, com qualidade de vida e o máximo de autonomia e discernimento até o final da vida. Assim, nosso trabalho tem o foco nas condições de vida da pessoa idosa, da atenção à saúde, à assistência, à vida familiar e social.
Produzimos Leis, criamos estruturas como a Coordenadoria dos Idosos da Prefeitura/SP, propusemos políticas públicas, realizamos muitos eventos sobre o tema longevidade, como o Curso de Cuidadores de Idosos (pelo qual já passaram 8 mil pessoas) e o Congresso citado acima, que já está em sua sétima edição.
São Paulo ainda é uma cidade muito difícil para quem envelhece, mas nosso esforço e nosso trabalho é para vencer obstáculos e preparar a metrópole para acolher a grande massa dos 60+ que todos os dias aumenta.
Viver mais e melhor é o nosso princípio e o nosso dogma.
Preparar a cidade e o país para acolher física, emocional e socialmente os longevos é uma tarefa enorme e apaixonante, na qual estou envolvido há décadas, com a ajuda de muitos colaboradores e parceiros que atuam nesta causa profundamente humana.
Ainda temos um longo caminho a percorrer para preparar a sociedade, para quebrar preconceitos, para oferecer conforto, qualidade de vida e acolhimento aos que chegam e passam dos sessenta, setenta, oitenta, noventa, cem anos. Mas muitas conquistas concretas temos conseguido.
Em nosso Sétimo Congresso, debateremos como os idosos devem e podem ajudar frente ao imenso desafio de preservar o Planeta e evitar a depredação da biodiversidade e as catástrofes climáticas que vivemos.
Temos certeza que estamos fazendo o máximo para deixar uma “casa comum” mais preservada para as gerações futuras.
É isso!
Inscreva-se a participe do 7º Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. As inscrições são gratuitas e terá certificado de participação.
Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista