As pessoas da minha geração, assim como eu, já viveram muitos altos e baixos no Brasil.
Já passamos momentos de grande alegria nesse país, com conquistas importantes para nossa gente.
Lembro bem da redemocratização, da promulgação da Constituição de 1988, edição do Plano Real, da aprovação da Emenda 29 do SUS, e tantos outros. Também está na memória tempos tristes, como o golpe de 1964, a edição do AI-5, a vigência das torturas no DOPS/DOI-CODI, a morte de Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, o evento do Mensalão e do Petrolão.
Fatos históricos incontestáveis, para o bem ou para o mal. Mas, os tempos atuais se abatem sobre nós, brasileiros, de forma trágica e cruel.
O Presidente eleito se revelou um aloprado do mal. Seu governo só existe para praticar atos de maldade e desmonte contra nosso povo, contra a natureza, contra os interesses nacionais e as instituições, contra a moralidade pública e contra a Constituição.
A pandemia se lançou contra nós com o país fragilizado, e um governo, como já disse, aloprado, negacionista e cruel. Foram mais de 600 mil brasileiros mortos pelo vírus e milhões que adoeceram.
Para coroar esse ano sofrido, a crise econômica, que é mundial, se amplificou no Brasil pela absoluta falta de capacidade, de competência, de bom senso, de probidade na política econômica do governo brasileiro.
Junto a tudo isso, vemos o ataque brutal ao meio ambiente, e o Congresso Nacional mergulhar num fisiologismo corrupto que se compara ao Mensalão/Petrolão. Então, não teremos nenhuma saudade do ano de 2021.
Chegando a virada do ano, nós homens e mulheres de bem desse Brasil, os verdadeiros democratas e patriotas da nação, precisamos nos encher de força e esperança para enfrentar 2022.
Precisamos nos unir muito para defender a pauta que o Brasil precisa:
– o aprofundamento da Democracia
– o desenvolvimento econômico sustentável que respeite o meio ambiente
– o combate à desigualdade social
– a defesa intransigente da moralidade pública
“Os amores na mente, as flores no chão. A certeza na frente, a história na mão. Caminhando e cantando e seguindo a canção. Aprendendo e ensinando uma nova lição”.
Vamos romper o ano para retomar e reconstruir nosso país.
Desejo a você e aos seus, saúde, coragem e persistência.
Progresso na sua vida e na vida dos brasileiros.
BOAS FESTAS,
Gilberto Natalini
Médico e Ambientalista