Na manhã ensolarada deste domingo (16/02), o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), KKL Brasil, Subprefeitura da Sé e o Consulado Geral de Israel em SP, com o apoio das entidades CONIB, FISESP, Na´amat Pioneiras, Pedra 90, Instituto Árvores Vivas, Horta da Saúde, Muda Ipiranga, Muda Mooca, We care, entre outras, realizaram um plantio em comemoração ao Ano Novo das Árvores (Tu Bishvat), um dia de celebração da comunidade judaica. O ato aconteceu no canteiro lateral da Avenida 23 de Maio próximo aos Arcos do Bixiga (Rua Jandaia).
“Tu Bishvat (15º Shvat) é um dia de celebração para comunidade judaica, um momento em que a Terra está apta a receber as novas árvores que darão vida e vitalidade aos campos, é quando as árvores começam a florescer em Israel, quando as sementes eclodem, manifestando o milagre da vida. Esta visão é mais do que uma visão agradável na natureza”, disse Marcelo Schapo, diretor geral do KKL.
Em resumo é uma maravilhosa demonstração de como a vida é um valor máximo para a Cultura Judaica, mesmo a vida de uma árvore.
“Estamos em festa! Comemorar um ano à frente da administração da Sé e celebrar o Tu Bishvat é uma alegria. Estamos contribuindo para a transformação da nossa cidade num lugar mais verde, mais agradável e com mais vida e cultura. Esta ação comprova que juntos, o poder público e a população, podemos deixar o Centro mais lindo”, afirma Roberto Arantes, Subprefeito da Sé.
Foram plantados em uma área de 1700 m², 90 mudas, entre elas araçás-roxo, coração-negro, paineiras e jerivás. Na ocasião foram distribuídos compostos orgânicos produzidos no Pátio de Compostagem da Subprefeitura Sé.
“Como sempre digo Plantar: árvore certa, na hora certa, no lugar certo. E cuidar! Foi uma honra participar de mais um Tu Bishvat com os amigos da comunidade judaica, agradeço também a Subprefeitura da Sé, que nos deu todo suporte”, disse Natalini.
Na ocasião o vereador foi homenageado pelo KKL, recebendo um diploma e um compromisso da entidade em plantar 18 árvores em seu nome, no Bosque Brasil, na região de Modlin, em Israel.