Artigo: A favor do tombamento do cine Belas Artes

Com muita preocupação venho acompanhando a possibilidade de fechamento do cine Belas Artes, situado na rua da Consolação esquina com a avenida Paulista. O local que abriga salas de cinema desde 1943, quando chamava Cine Ritz, é um símbolo do cinema em São Paulo.

 

Freqüento o Belas Artes desde os tempos de estudante de medicina na década de 70 quando era um importante ponto de encontro da esquerda que se reunia ali e no bar Riviera em frente para debater a política brasileira e articular ações contra a ditadura militar.

 

A tradição cultural do espaço firmou-se nesta época em que muitos cineastas brasileiros o escolheram como local para suas estréias. Consolidou assim uma referência para o cinema de qualidade e para a efervescência cultural.

 

Nos últimos anos, porém em diversos momentos o Belas Artes esteve ameaçado de fechamento assim como outros cinemas de rua que foram perdendo espaço na cidade após a proliferação das salas em shopping center. Vejo o tombamento como uma forma de garantir definitivamente este local como um centro de arte. Além do interesse popular há também amparo legal na lei 10.032 que intitui o tombamento municipal e nos artigos 89 e 90 da lei do Plano Diretor Estratégico.

 

É com este intuito preservacionista que no último dia 10 tomei a iniciativa de elaborar um pedido formal de abertura de estudo de tombamento que posteriormente protocolei no Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) no Condephaat (Conselho estadual), nas secretárias de cultura do estado e do município e junto ao prefeito Kassab. Vejo que esta ação somada com o pedido feito pela Associação Paulista de Cineastas e outras manifestações populares conseguiu resultados práticos.

 

Neste dia 13, o Carlos Augusto Calil que é o secretário municipal de Cultura enviou a demanda para votação já na próxima reunião do Conpresp nesta terça-feira, dia 18.

 

Sempre fui defensor da autonomia do Conpresp, mesmo quando isto foi questionado aqui na Câmara Municipal. Acredito que a decisão tomada pelo conselho deve ser feita de forma soberana e livre de pressões externas. Porém como cidadão espero com muito otimismo a decisão favorável a abertura de estudo de tombamento do imóvel do cine Belas Artes. Será uma grande vitória da sociedade que se mobilizou em nome da cultura de São Paulo.

 

Vereador Gilberto Natalini PSDB/SP

About natalini