Hoje, mais do que nunca, tenho orgulho de ser um dos responsáveis pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS), criado há mais de 30 anos e reconhecido pela ONU, como o maior Sistema Universal e Gratuito de Saúde do Mundo, o mais democrático, aberto e essencial para atendimento do povo em geral, independente de condição social e até de nacionalidade. Por isso seu valor humanitário é extraordinário.
Só isso, já teria para mim, justificado minha atuação na vida pública, como médico e vereador.
Esse nosso SUS, que foi tanto combatido e criticado na sua criação, é o único recurso de 7 entre 10 brasileiros que procuram atendimento médico e não têm condições de acessar consultas e tratamento na rede particular, é o plano de saúde de milhões de brasileiros.
Teríamos sucumbido em uma catástrofe sem precedentes se não fosse o atendimento que a população mais carente teve nas UBSs, nos AMAs e nos hospitais públicos.
Principalmente durante a pandemia, com toda certeza, teríamos sim, milhões de mortos amontoados nas portas das casas à espera de caminhões coletores para os horríveis sepultamentos em vala comum, sem nem direito a velório e a presença dos amigos e familiares.
Não estou exagerando. Estou constatando com emoção de ver que estamos vencendo a COVID-19, que poderia ter destruído ainda mais vidas preciosas, praticamente em todas as famílias brasileiras.
Só por isso valeu a pena os custos da criação e da implantação do SUS, sem falar de tudo o mais que ele proporciona, como a distribuição e produção do coquetel antiviral para mais de 900 mil pessoas com HIV; do suporte ao maior programa de transplantes de órgãos do mundo; das vacinas e de tantas outras ações.
O SUS foi inserido na Constituição de 1988, no seu artigo 196, onde se lê “a Saúde é direito de todos e dever do Estado…as ações e serviços públicos de Saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único”.
O nosso SUS é sem dúvida o maior instrumento na defesa da Saúde do nosso povo. Um exemplo para o mundo.
Gilberto Natalini- Médico e Vereador (PV-SP)