ÁRVORE É TUDO DE BOM!

Volto a bater nessa tecla e tocar essa melodia. Não me canso de falar e fazer essa sinfonia de plantio de árvores.

Até há muito pouco tempo a postura dos humanos com as árvores era de agressão, de ataque, de devastação, de derrubada. O uso da madeira foi uma prática da humanidade por milênios, até que surgiu o plástico.

Hoje, a derrubada das árvores é feita, pelo menos no Brasil, pelo avanço do agronegócio, nas monoculturas ou na pecuária. Por outro lado, temos visto surgir e crescer na humanidade uma consciência e um ativismo que defende a proteção das árvores e o replantio.

Com o conhecimento científico do aquecimento global, sua consequência, as mudanças climáticas, as árvores se tornaram personagens centrais do debate atual da humanidade. As pessoas, em particular as crianças, estão mudando sua concepção e sua relação com as árvores. Elas passaram a ser vistas como seres vivos, indivíduos da natureza que são amigos, aliados da humanidade na luta pela sobrevivência e melhor qualidade de vida.

Podemos dividir os milhares de espécies arbóreas em duas categorias: as árvores rurais e as árvores urbanas. As duas tem fundamental importância em nossa vida.

As árvores oferecem variados benefícios para nós:
– oferecem sua sombra e o consequente conforto térmico. É um ar condicionado natural;
– uma árvore adulta grande pode transpirar até 400 litros de vapor d’água, que é essencial para a umidade do ar e para a nossa respiração;
– a árvore ajuda na permeabilidade do solo, e no reabastecimento dos aquíferos, das águas subterrâneas;
– retiram CO2 do ar e fornecem oxigênio. Retiram também outros poluentes do ar.
– muitas espécies produzem frutas, que podemos consumir como alimentos;
– produzem flores, o que ajuda na beleza do ambiente;
– abrigam espécies de seres vivos, como animais e insetos que são fundamentais para o equilíbrio ambiental.

Portanto, repito aqui: a árvore é tudo de bom!

Muitos ainda dizem: “Ah! Mas as árvores impedem a agricultura” ou “atrapalham as calçadas e as pessoas nas cidades”. Negativo!!

Aí vem nosso mantra: “plantar a árvore certa, no lugar certo e na hora certa”!

Se isso for seguido, extingue-se qualquer tipo de argumento contra o plantio, a manutenção e os cuidados com as árvores. Há espécies de árvores para todas as situações e todos os lugares.  Portanto, plantar e preservar árvores, de forma correta, passou a ser uma prioridade fundamental de cada ser humano.

Para o bem do Planeta, da Natureza e de nossa autopreservação. Eu, de minha parte, busco cumprir minha tarefa. Pelos meus cálculos, eu já plantei e semeei cerca de 27 mil árvores com minhas próprias mãos. E influenciei o plantio de mais de 100 mil. E continuo plantando.

Termino aqui fazendo uma convocação e um apelo: Plante árvores! Muitas!!

É barato, é fácil, é prazeroso e extremamente necessário!!

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini