A Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia foi relançada nesta segunda-feira (22/6), na Assembleia Legislativa. O vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e autor da Lei que inclui orgânicos na merenda escolar da cidade de São Paulo, foi convidado a participar, mas como não pôde estar presente, foi representado por sua assessora parlamentar Luciana Feldman.
O grupo, composto por 53 parlamentares, foi criado em 2013, após articulação entre representantes acadêmicos, produtores e órgãos ligados ao poder público. Desde então, a frente parlamentar tem lutado por maior suporte ao setor produtivo de orgânicos e a chegada dos alimentos livres de agrotóxicos à mesa de todo paulista. Outra pauta que passa a ser adicionada à frente é o embate contra a rotulagem de alimentos transgênicos, aprovada pela Câmara dos Deputados no final de março.
Ondalva Serrano, pioneira no setor de pesquisa e produção de alimentos orgânicos no país, foi homenageada. Ondalva é uma das pessoas que mais lutou nesse país pela disseminação da agricultura orgânica, ao lado da doutora Ana Primavesi.