O vereador Gilberto Natalini (PV), participou na manha deste sábado (28/03) de ato em comemoração à sanção da lei de sua autoria e também de outros parlamentares, que inclui alimentos orgânicos na merenda escolar da cidade de São Paulo. O ato aconteceu na Feira de Orgânicos do Ibirapuera, por iniciativa da AAO, Instituto Kairós, Muda e tantas outras entidades.
O projeto, que foi aprovado pela Câmara em sessão realizada em 11 de fevereiro, aponta que os alimentos orgânicos ou de base agroecológica produzidos no município de São Paulo, prioritariamente os oriundos da agricultura familiar, terão preferência sobre os produzidos em outras localidades.
“Os produtos orgânicos são livres de agrotóxicos, em regra prejudiciais à saúde dos consumidores, especialmente em idade escolar, e podem trazer sequelas irreversíveis se consumidos habitualmente, como é o caso da merenda escolar. A aprovação dessa lei é uma grande vitória para a qualidade de vida das pessoas, principalmente a vida das nossas crianças .”, disse Natalini.
A nova lei deverá ser implantada de forma gradativa. As estratégias e metas deverão estar no Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos ou de Base Agroecológica na Alimentação Escolar a ser elaborado pelo Executivo Municipal, em conjunto com a sociedade civil organizada.
A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera, e conta com mais de 40 barracas com produtos que vão de frutas, legumes e verduras a alimentos processados.
Informações
Quando: Aos Sábados das 7h às 13h
Local: Modelódromo do Ibirapuera, Rua Curitiba, 292 – Vila Mariana – São Paulo – SP