Gilberto Natalini SP

Muitas crianças nascem com um sistema cerebral diferente das demais, com muitas pessoas não entendendo este quadro, pois há extremos de sensibilidade no mesmo momento e, isso, aparentemente, dá um teor de bipolaridade, porém, requer conhecimento.


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição consequente de desordem no desenvolvimento do cérebro. De acordo com a médica pediatra, formada pela Universidade de São Paulo (USP) e professora livre docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), não há uma causa exata para este transtorno, mas acredita-se que haja uma grande influência hereditária/genética, pois irmãos de autistas têm até 25 chances de desenvolver a doença.
Um estudo realizado pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que 1 criança a cada 100, nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados revelam um aumento no número de casos de autismo em todo o mundo. Especialmente no Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas.
Segundo uma pesquisa realizada pela revista científica americana Science Advances, é possível prever esta patologia através dos dentes e os meninos tem uma tendência maior em desenvolvê-la.
É um tanto quanto complexa essa doença pois, como há este certo distúrbio no sistema cerebral do indivíduo, há distinções de sentimentos e as pessoas ao redor ficam assustadas e sem saber como reagir, por isso requer uma compreensão significativa, pois o autismo não tem cura e não é um problema ser assim.
Nosso mandato realiza diversas ações pelas pessoas autistas, como os Encontros e Fóruns Municipais de Autismo, em parceria com o Movimento Pró Autista (um movimento social sem fronteiras, constituído por pais, mães e profissionais de várias instituições da área, com o objetivo de defender os direitos das pessoas com autismo e de seus familiares). Sou autor da Lei que cria o Programa de Saúde Bucal para pessoa com deficiência.
É dever do Estado garantir uma saúde de qualidade e acessível para a população. Infelizmente o SUS, plano de saúde de milhões de brasileiros, está subfinanciado e com péssima gestão. Quero ser Deputado Federal para mudar esse quadro e garantir uma saúde de qualidade para TODOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *